Exu é mau? – Este Orixá é o Diabo?

Postado por: Ebomi at 11:55 20 Comentarios

Exú é Mau? Exú é o Diabo?

diaboA fama de que Exú é mau ou é o Diabo vem de muito longe, mas agora você podera entender o por que ele ganhou essa imagem de ser considerado o coisa ruim. Muitos acreditam que nossos amigos Exus são demônios, maus, ruins, perversos, que bebem sangue e se regozijam com as desgraças que podem provocar. Afinal Exú Orixá do Candomblé é ruim? Os Exús guardiões de Umbanda são perversos! Agora você poderá tirar suas próprias conclusões sobre o assunto que acompanha Exú há muito tempo.

Mas por que este Orixá, irmão de Ogum, animado, gozador, alegre, extrovertido, sincero e, sobretudo amigo é comparado com demônios das profundezas macabras dos Infernos? Bem, para conhecer esta história vamos viajar para 6.000 anos atrás, até a antiga Mesopotâmia.

A Demonologia Mesopotâmica influenciou diversos povos: Hebreus, Gregos, Romanos, Cristãos e outros. Sobrevive até hoje nos rituais Satânicos que muitos já devem ter escutado e visto notícias na televisão e lido nos jornais, principalmente na Europa e EUA.

Na Mesopotâmia os males da vida que não constituíssem catástrofes naturais eram atribuídos aos demônios (No mundo atual as pessoas continuam a fazer isso). Os Bruxos, para combater as forças do mal tinham que conhecer o nome dos demônios e perfaziam enormes listas, quase intermináveis. O demônio mau era conhecido genericamente como UTUKKU. O grupo de 7 (sete) demônios maus é com freqüência encontrado em encantamentos antigos. Se dividiam em machos e fêmeas. Tinham a forma de meio humano e meio animal: Cabeça e tronco de homem ou mulher, cintura e pernas de cabra e garras nas mãos. Com sede de sangue, de preferência humano, mas aceitavam de outros animais. Os demônios freqüentavam os túmulos, caminhos (encruzilhadas), lugares ermos, desertos, especialmente à noite.

Nem todos os Demônios eram maus, havia os demônios bons que eram evocados para combater os maus. Demônios benignos são representados como gênios guardiões, em número de 7 (sete), que guardam as porteiras, portas dos templos, cemitérios, encruzilhadas, casas e palácios.

Os negros africanos em suas danças nas senzalas, nas quais os brancos achavam que eram a forma deles saudarem os santos, incorporavam alguns Exus, com seu brado e jeito maroto e extrovertido, assustavam os brancos que se afastavam ou agrediam os médiuns dizendo que eles estavam possuídos por demônios.

Com o passar do tempo, os brancos tomaram conhecimento dos sacrifícios que os negros ofereciam a Exú, o que reafirmou sua hipótese de que essa forma de incorporação era devido a demônios.

As cores de Exu, também reafirmaram os medos e fascinação que rondavam as pessoas mais sensíveis.

 

Mas Então Quem É Exu?

 quem é exu

Ele é o guardião dos caminhos, soldado dos Pretos-velhos e Caboclos, emissário entre os homens e os Orixás, lutador contra o mau, sempre de frente, sem medo, sem mandar recado.

Exu, termo originário do idioma Yorubá, da Nigéria, na África, divindade afro e que representa o vigor, a energia que gira em espiral. No Brasil, os Senhores conhecidos como Exus, por atuarem no mistério cuja energia prevalente é Exu, e tanto assim, em todo o resto do mundo são os verdadeiros Guardiões das pilastras da criação. Preservando e atuando dentro do mistério Exu.

Verdadeiros cobradores do carma e responsáveis pelos espíritos humanos caídos representam e são o braço armado e a espada divina do Criador nas Trevas, combatendo o mal e responsáveis pela estabilidade astral na escuridão. Senhores do plano negativo atuam dentro de seus mistérios regendo seus domínios e os caminhos por onde percorre a humanidade.

Em seus trabalhos Exu corta demandas, desfaz trabalhos e feitiços e magia negra, feitos por espíritos malignos. Ajudam nos descarregos e desobsessões retirando os espíritos obsessores e os trevosos, e os encaminhando para luz ou para que possam cumprir suas penas em outros lugares do astral inferior.

Seu dia é a Segunda-feira, seu patrono é Santo Antônio, em cuja data comemorativa tem também sua comemoração. Sua bebida ritual é a cachaça, mas não é permitido o uso de cachaça para ser ingerida dentro do terreiro durante as sessões, para este fim, cada um tem a sua preferência.

Sua roupa, quando lhe é permitido usá-la tem as cores preta e vermelha, podendo também ser preta e branca, ou conter outras cores, dependendo da irradiação a qual correspondem. Completa a vestimenta o uso de cartolas (ou chapéus diversos), capas, véus, e até mesmo bengalas e punhais em alguns casos.

A roupagem fluídica dos Exus varia de acordo com o seu grau evolutivo, função, missão e localização. Normalmente, em campos de batalhas, eles usam o uniforme adequado. Seu aspecto tem sempre a função de amedrontar e intimidar. Suas emanações vibratórias são pesadas, perturbadoras. Suas irradiações magnéticas causam sensações mórbidas e de pavor.

É claro que em determinados lugares, eles se apresentarão de maneira diversa. Em centros espíritas, podem aparecer como "guardas". Em caravanas espirituais, como lanceiros. Já foi verificado que alguns se apresentam de maneira fina: com ternos, chapéus, etc.

Eles têm grande capacidade de mudar a aparência, podem surgir como seres horrendos, animais grotescos, etc.

Às vezes temido, às vezes amado, mas sempre alegre, honesto e combatente da maldade no mundo, assim é Exú.

 


Categorias:

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

20 comentários:

  1. sou de umbanda , tenho medo de ir pro inferno , minha avó que fala isso comigo e minha tia tb , aliás quase todo mundo diz , que tudo isso é macumba e que só tem demônio lá dentro , sem contar nas giras de esquerda....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha irmão, não precisa ter medo de forma nenhuma, pois os Orixás são divindades e não demônios, assim como, os exús e Pomba giras. Sorte axé!

      Excluir
    2. Kkkkkkkk amigo que parte da sua Umbanda prega que vc vai para o inferno ??? Engraçado, sua Umbanda n tem esses demônios neh? N existe macumba na sua Umbanda ? Como assim. Leia sobre a Kimbanda vc irá entender muitas coisas. Para q vc tá nessa religião se vc acredita em tudo isso ?? Kkkkkkkk

      Excluir
  2. Sempre achei que são demônios . medo eu não tenho mas não me envolvo,pois acho que só vai trazer mal a longo prazo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thais, também pensava como você, por ter sido católica e evangelica. Uma vez falava com uma amiga que isso era coisa do diabo, e ela me disse q era candomblecista. Fiquei com vergonha de ter criticado tanto. Mas ela me convidou pra uma reunião de exu na casa dela, e entao aceitei. No primeiro momento morri de medo mesmo. O grito que eles dão ao chegar, e a presença imponente assusta. Me tremi toda. Mas depois pude perceber que eles nao sao do mau... tivr tantos ensinamentos e bons conselhos desses exus que nao podia imaginar. Cheguei a pensar como vc... que poderia colher algo ruim no futuro. Aos poucos pude perceber que o candomble nao é do diabo, que em todas as religiões existem pessoas do bem e do mau. Espíritos bons e ruins. Assim como existe padre pedófilo, pastor ladrao e pais de santo um sete um. Mas também tem os que são do bem. Nós seguimos o caminho que quisermos. Faz o mal quem quer fazer o mal independente da religião. A maioria dos trabalhos de macumba que sao feitos nao sao para fazer o mau... e sim para fazer o bem. A si, a outros e aos nossos guias espirituais. Agora quem faz trabalhos para prejudicar os outros, esses sim podem colher o mau a curto ou longo prazo, pois colhemos o que plantamos nesta vida. Nao sei nada sobre o candomble ainda. Estou tentando aprender um pouco, mas pude perceber que é uma religião que respeita muito a individualidade de cada indivíduo e o livre arbítrio.
      Um abraço.

      Excluir
    2. Tá certíssima, cristão não deve se aproximar destes cultos que - na pior das hipóteses - são mentiras.

      Excluir
  3. Candomblé é lindo... Descobri minha religião e em nenhuma outra fui tão aceita e acolhida... O desenvolvimento espiritual e como pessoa é fantástico.. Cada dia mais apaixonada.

    ResponderExcluir
  4. Se eu me envolver com algum eu entro no reino de Deus?

    ResponderExcluir
  5. sim, entrará, contudo que não seja o Diabo mesmo, aquele que nos afasta de Deus. Exú não é o Diabo!

    ResponderExcluir
  6. Umbanda. Exus. Só quem conhesse e vive com eles que saberá o valor e o quanto é bom ser dessa religião. Aloe exu.

    ResponderExcluir
  7. Tudo bem, não sou eu que vou mudar aqui o raciocínio de vocês, mas SATANÁS sempre foi enganador, sempre foi o pai da mentira, sempre quis ser DEUS, é tanto que no texto fala que "Demônios benignos são representados como gênios guardiões, em número de 7 (sete) e sete sempre foi o número perfeito de DEUS, quanta "coincidência", não? já vi como funciona o terreiro, pessoas ficam com as mãos para trás, dançando, pulando, fumando, e os dedos meio tortos IGUALMENTE quando ficam possessas durante um culto à DEUS, coincidência?? Acho que não, fora que o nome de JESUS CRISTO o único que morreu por toda a humanidade nem é falado...Não estou aqui falando de religião, que fique claro, agora, EXISTE UMA VERDADE ABSOLUTA PRA TUDO NESSA VIDA!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ledo engano!
      falam em nome de Jesus sim!, oram pai nosso, ave maria...praticam o bem e a caridade, amam o próximo independentemente de cor, credo ou raça. Abaixo ao preconceito. A maldade está no coração de quem a pratica! Se permita ir a um centro idoneo, e conheça um pouco mais dessa religião, tão brasileira... conhecer não arranca pedaço, afinal só podemos dizer algo se temos conhecimento de causa, e quando não temos essa bagagem e apontamos nosso dedo ao que não conhecemos, perdemos a razão! Desejo muito amor à você, muita luz, esperança e fé.

      Excluir
  8. Pedi a Exú um trabalho de amarração amorosa.
    Sofri horrores depois disso
    E ainda sofro.
    Mas,estou sem o meu amor.
    O que deu errado?
    Foi errado o que eu fiz?
    Tô sofrendo muito.
    Pode me ajudar?
    Não entendo nada do assunto.
    Só fiz por puro desespero..

    ResponderExcluir
  9. Sim,pela minha concepção você colocou sua angustia moral na amarração , de um relacionamento que as vezes não é designado por Deus pra você, só que por suas vontades pediu o trabalho ! Mas Deus é amor , em orações se arrependa e ele lhe mostrará a luz , e não peça mal a Exu , pois estarás indo contra a evolução planetária ! ( Vc pediu, Exu não tem culpa dos seus desejos )

    ResponderExcluir
  10. E porque quando se manifesta na igreja eles dizem ser exus e estão na vida da pessoa para destruição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo simples fato do pastor ter combinado com a pessoa antes do culto, infelizmente é bem comum isso, não desmerecendo a igreja de forma alguma, mas isso assusta bastante as pessoas, e tras muitos fiéis a igreja.

      Excluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top