Orixá Nanã Buruku

Postado por: Ebomi at 22:05 5 Comentarios
Orixá Nanã Buruku
Conhecendo mais sobre o Orixá Nanã Burucu está Yaba (santa mulher) entre os ewe e os fon da República do Benin (Daomé) Deus é conhecido como Orixá Nanã Buluku. Adotada pelos egba sob o nome Buruku, veio a ser cultuada entre os iorubás como divindade e não como o Ser Supremo. 

Em ewe e fon, a expressão Nana Buruku tem o seguinte significado: Nana = velho ou antigo / buruku é o  nome de Deus. Assim, Nanã Buruku significa Deus Antigo. Foi levada para Abeokuta pelos sabe, um povo vizinho, mais especificamente, por uma mulher escrava e é considerada particularmente poderosa por ser filha do Ser Supremo. Por essa razão é chamado também de Omolu, literalmente, filho de Deus (Omo Oluwa: Omo = filho /Oluwa = Deus).

Entre os iorubás, é chamado Buruku


Tanto os ewe como os egba consideram Buruku andrógino. Entre os iorubás, é chamado Buruku, o aspecto masculino e Omolu, o feminino. É cultuada principalmente por mulheres, sendo as formas ritualísticas semelhantes às adotadas pelos ewe e fon em seus cultos a Nanã -Buruku, o Ser Supremo.
Buruku, considerado uma divindade de temperamento difícil, responsável por muitas misérias e adversidades, se devidamente apaziguada, revela-se poderosa e benevolente. Seus iniciados não devem faltar às obrigações de culto, sob pena de tornarem-se vítimas de infortúnios. 

Os recém-nascidos, mulheres em adiantado estágio de gravidez, mulheres menstruadas ou que acabaram de ter relações sexuais são proibidas de   aproximarem-se do santuário. Apenas após a meno pausa podem as mulheres tornarem-se sacerdotisas de Nanã Buruku e são as únicas autorizadas a oferecer sacrifícios, devendo os demais permanecer do lado de fora do santuário.

Seu santuário possui, geralmente, dois aposentos, num dos quais se guarda os objetos sagrados, nele podendo entrar apenas a sacerdotisa e quatro ou cinco de suas co-oficiantes. Entre os ewe, os assentamentos de Buruku freqüentemente ficam a céu aberto. Consistem num montículo de barro no qual estão embutidos dois ou três potes de cerâmica de boca voltada para baixo. Tais potes permanecem ocultos a olhos profanos. Nanã aceita em sacrifício água fria, obi, orobô, óleo de palmeira, banana, mingau e animais.

Em seu santuário é guardado o edon (metal), que consiste em imagens gravadas em ferro, uma representando o aspecto masculino da divindade e outra o feminino. Ali são guardadas também outras imagens belamente esculpidas em madeira, com distintos formatos, algumas representando mulheres grávidas ou carregando bebês às costas, ou oferecendo o seio ao filho. Tais imagens, expressões dos tabus da divindade, são retiradas do santuário e carregadas em procissão nos festivais anuais, que duram três meses.

Durante o festival em sua homenagem os aspirantes à iniciação recebem instruções e perdem  temporariamente a capacidade de falar: regridem a estágios anteriores do desenvolvimento e falam como criancinhas que estivessem ainda aprendendo. No final desse período, resgatam a capacidade lingüística e retornam para casa entre canções e outras expressões deregozijo.

No Candomblé ela é considerada um Orixá perigoso, no sentido de tomar bastante cuidado na hora de seus assuntos (fundamentos). Ela também tem o seu culto na Umbanda, abaixo você poderá aprender um pouco mais sobre este Orixá e suas músicas (cantigas) com as letra e traduções.

Xirê de Nanã em Ketu no Candomblé



Categorias: , , ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

5 comentários:

  1. sou filho de nanã!quero entrar pro candomble,mais nao quero fazer minha cabeça pra nanã!eu posso raspar minha cabeça pra outro orixá???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Irmão, não é possível escolher o Orixá, pois você já veio determinado do céu com aquele orixá que decidiu lhe guiar no caminho em vida (terra). Mas para ter certeza de qual orixá você é, só apenas mediante iniciação, ou uma obrigação particular para isso. Sorte axe!

      Excluir
    2. Nanã não é raspada. Faz-se os preceitos , mas não se raspa filhas ou filhos de Nanã. Ela é a propria morte. é uma glória ser filho dela. Ela quem escolhe seus filhos, ninguém pode escolher o santo que quer.

      Excluir
    3. Sinto discordar, Orixá Nanã se faz sim, e Nanã tem uma ligação com a Morte devido a vários fatores, entre eles a ligação com odu Oyekun, mas ela não é a morte, ela tem outra simbologia muito importante, mas todo comentários é valido, sorte axé.

      Excluir
  2. Fui feito no santo filho de Nana boruke minha nação é Omoloko pode se raspar homens com ótima fêmea e estou afastado das obrigações minha esposa com a qual convivo hoje não aceita esses fundamentos o que devo fazer.

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top