OXUMARÊ / BESSEN / LENDA

Postado por: Ebomi at 09:35 2 Comentarios
Orixá Oxumarê, Osumarê, Bessen, é a energia das cores, da luz, do sol após as chuvas, o arco-íris, e por isso mesmo é associado às serpentes, que são muito coloridas e poderosas.

Lenda de Oxumarê

Conta o mito que apesar de tudo que houvera com Obaluaê, Nanan e Oxalá tiveram outro filho. Este era Oxumarê. Contudo, como novamente eles haviam desobedecido aos preceitos de Orunmila, Bessen nasceu sem braços e sem pernas, com a forma de serpente, rastejando pela terra, e ao mesmo tempo com a forma de homem. Mais uma vez decepcionada Nanã abandonou seu filho.

Osumarê entretanto possuía grande capacidade adaptativa e, mesmo sem membros para locomover-se, possuía imensa astúcia e inteligência, aprendeu a subir em árvores, a caçar para comer, a colher as batatas doces de que tento gostava, e a nadar.

Oxumarê - osumare - Bessen - orixá - candomblé - dan - cobra - dança - cantigas - oferendas 

Orunmila, o deus da adivinhação do futuro, admirando-se e apiedando-se dele, tornou-o um orixá belo, de sete cores de luz, encarregando-o de levar e trazer as águas do céu para o palácio de Xangô. É Osumarê:, portanto quem traz as águas da chuva e é a ele que se pede que chova.

Como seu percurso era longo, Oxalá, seu pai, fez com que ele tomasse a forma do arco-íris quando tivesse essa missão a realizar. Com as águas da chuva, Oxumarê traz as riquezas aos homens ou a pobreza. Orixá Oxumarê vive com sua irmã Ewá no fim do arco-íris.


Características de Oxumarê


  • Dia da semana: quinta-feira
  • Cores: as do arco-íris
  • Símbolo: Dan (uma serpente enrolada numa árvore, simbolizando o poder da adaptação).
  • Número: 10
  • Comida: batata doce
  • Saudação: Arroboboi Oxumarê!
  • Folha: obó, são gonçalinho, cipó.
  • Odu regente: iká-ori
  • Representa o ciclo da reencarnação

Xirê do Orixá Oxumarê no Ketu 




Mais sobre este Orixá




Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

2 comentários:

  1. sou filha de oxumare.sou raspada e gostaria de saber mais sobre esse orixa

    ResponderExcluir
  2. Louvado seja Oxumarê, 3 Vitórias a mim concedidas na Presente Data. Arroboboia!

    ResponderExcluir

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top