Orixá Ogun / Ogum o Justiceiro

Postado por: Ebomi at 21:08 0 Comentários
O Orixá Ogun também conhecido como Ogum Meje, (duas espadas) é um dos mais reverenciados na cultura Yorubá. Além de ter sido o primeiro ferreiro, foi ele quem descobriu a fundição e inventou todas as ferramentas que existem. É o patrono da tecnologia e da própria cultura, pois sem as ferramentas nada mais poderia ser inventado. Até mesmo plantar, em grandes extensões, seria extremamente difícil.

Orixa ogun - ogum - oggun - orisa - orisha - ogum mege - meje - meji


Tendo inventado as ferramentas, com a foice ele abriu os primeiros caminhos para o resto do mundo, o que dá a ele o poder de abri-los ou fecha-los. Com a faca ele fez o primeiro sacrifício ritual, por isso sempre se louva Ogum durante estes sacrifícios. Com o ancinho ele arou terras e plantou. Com a tesoura cortou peles e inventou os abrigos. Com o machado cortou árvores para construir abrigos. Com o martelo pode unir os troncos com pregos, que ele inventou.

Com a cunha pode levantar grandes pesos e assim aconteceu de Ogun, com a espada que forjou, poder guerrear e conquistar territórios para seu povo.
No entanto, não quis ser rei, pois preferia os desafios ao poder. Continuou lutando e inventando para sempre. Hoje em dia, diz-se que os computadores e todos os analistas de sistemas são de Ogun.

A guerra pertence a Ogun



A guerra pertence ao Orisà Ogun, cujo nome significa exatamente guerra. Ogun nunca se cansa de lutar, costuma-se chamar por sua ajuda em situações que é extremamente difícil continuar lutando ou quando o inimigo é extremamente forte. Não se deve invocar Ogun a toa, pois seu gênio e extremamente violento. É um solteirão convicto. Teve muitas mulheres, mas não vive com nenhuma.


Orixá Ogum - Orisa Ogun - Orisha Ogum - ògun


Criou um filho adotivo, abandonado nas mãos dele por Yansã, a deusa dos ventos e raios, que por sua vez o havia adotado de Oxum, a deusa do amor e da riqueza. Um dos mitos sobre ele diz que Ogun é filho de Iemonjá com Oduduwa.

Desde criança sempre foi destemido, impetuoso, arrojado e viril, tendo se tornado sempre mais e mais um brilhante guerreiro e conquistado muitos reinos para seu pai. Não houve um só caminho que Ogun não tenha percorrido.

Um irmão dedicado, Ogum tinha por Oxossi uma afeição muito especial, defendendo-o várias vezes de seus inimigos e passando mesmo a morar fora de casa com Oxossi, quando este foi expulso de casa por Iemonjá.

Foi Ogun quem ensinou Oxossi (irmãos) a defender-se, a caçar e a abrir seus próprios caminhos nas matas onde reina. Ogun teve muitas mulheres, a principal delas Iansã, guerreira como ele, tendo sido roubada por Xangô, que é seu irmão por parte de mãe. Ele passou a viver sozinho, para a guerra e para a metalurgia.


Características de Ogun

  • Dia da semana: terça-feira
  • Cores: azul-cobalto (ou azul-ferreiro, como chamam alguns).
  • A cor exata é o azul da chama do fogo.
  • Símbolo: Espada, guerra, luta
  • Número: 7
  • Comida: feijoada, inhame kará
  • Saudação: Ogunhê! (Saudação de Ogum)
  • Folhas (ervas): macassá, abre-caminho, espada-de-são jorge.
  • Odu regente: Etáogundá

Oriki de Ogun

Ogum lakaiê, aki pi pá malé ogum

 Xirê de Ogum - Cantos ao Orixá

 




Tudo sobre Ogun:

 






Categorias: ,

Compartilhe

SEJA UM ASSINANTE

Inscreva-se em nossa lista de E-mail. Totalmente livre de SPAM.

0 comentários:

Alguma dúvida?! Sugestão? Deixe seu comentário.

Artigos populares
Culto afro brasileiro
Site Criado para divulgar a religião do Candomblé e a Umbanda, falando sobre Orixás, Entidades, Caboclos, Ifá, Cultura Afro-brasileira, para que os seguidores de nossa tão linda religião cada vez mais se enrriqueça de sabedoria e cultura. Axé para Todos!!!

Licença Creative Commons
Obra de divulgação, não deve ser comercializada de nenhuma forma. Não é permitido copiar artigos do blog sem a devida autorização do autor.

back to top